Dicas para poupar (ainda mais) na fatura da luz
Face aos preços atuais da eletricidade e também à necessidade de reduzir o impacto no ambiente, conseguir baixar a fatura da luz é não só uma prioridade como uma necessidade para muitos consumidores. A mudança de alguns hábitos pode, no entanto, fazer toda a diferença.Face aos preços atuais da eletricidade e também à necessidade de reduzir o impacto no ambiente, conseguir baixar a fatura da luz é não só uma prioridade como uma necessidade para muitos consumidores. A mudança de alguns hábitos pode, no entanto, fazer toda a diferença.
Apagou a luz?
Nunca é demais repetir: apagar a luz sempre que sai de uma divisão da casa é um cuidado que todos devem ter. Tal como colocar cadeirões, sofás e a secretária perto da janela para aproveitar ao máximo a luz solar, sobretudo agora que os dias começam a ficar maiores.
Instale um regulador de intensidade de luz, o que lhe permitirá fazer um consumo adequado à sua necessidade, e adquira lâmpadas LED ou de baixo consumo, que apesar de terem normalmente um custo mais elevado, têm uma vida útil superior e consomem menos energia, pelo que a poupança que proporcionam supera esta desvantagem.
“Ipsum sit mattis nulla quam nulla. Gravida id gravida ac enim mauris id. Non pellentesque congue eget consectetur turpis. Sapien, dictum molestie sem tempor. Diam elit, orci, tincidunt aenean tempus.”
Isole as entradas de ar frio ou quente
Identifique os pontos de entrada de ar em casa e tape-os com fita de calafetagem, espuma isoladora (para caixas de estores, por exemplo), rolos para as portas, etc.
Nos dias mais frios, deixe os estores abertos durante o dia para deixar o sol aquecer um pouco a casa, fechando-os assim que o sol se começa a pôr. Pelo contrário, nos meses mais quentes, mantenha janelas e estores fechados nas horas de maior calor, abrindo-os só de manhã cedo ou à noite, alturas em que está mais fresco para arrefecer a casa sem precisar de ligar o ar condicionado.
Leia também: Lorem ipsum dolor nossos serviços maior eficiência energética
Eletrodomésticos eficientes
Quanto mais eficientes forem os eletrodomésticos que temos em casa, maior será a poupança financeira e menor será a nossa pegada ambiental. Além de se poupar energia, poupam-se recursos essenciais, como a água, por exemplo. Sempre que adquirir um eletrodoméstico, no momento da compra tenha especial atenção à classe energética, dando preferência à classe A++ e A+, e tenha atenção ao consumo (KWh). A capacidade ajustada às necessidades familiares é outro dos aspetos a considerar.
Leia também: Lorem ipsum dolor sua empresa
Aproveite a energia solar
Sendo uma fonte de energia inesgotável, não poluente e facilmente acessível, a energia solar é uma aposta cada vez mais atraente. Pondere a instalação de painéis solares, os quais permitem gerar eletricidade e aquecer a água para uso doméstico, aliando poupança financeira e proteção do meio ambiente.
Leia também: Painéis solares, quando a poupança e a energia se aliam ao ambiente